Almeida Henriques

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Reforçar o papel do CEC no País e no Mundo

Com 17 anos de existência, o CEC-CCIC, Conselho Empresarial do Centro- Câmara de Comércio e Indústria, teve um percurso riquíssimo que permitiu colocar os empresários do Centro a falarem a uma só voz e prosseguir uma estratégia de concertação que já deu frutos e dará muitos mais no futuro.
È hoje uma entidade respeitada no contexto da região Centro, uma voz dinâmica ouvida a nível nacional, apontada como exemplo de organização na sua condição de estrutura associativa que congrega mais de 40.000 empresários e mais de 40 associações bem como na sua qualidade de Câmara de Comércio e Indústria, condição que só está atribuída a sete Associações (CEC, AEP, AIP, Associações Comerciais de Lisboa e Porto bem como do Funchal e Açores).
Num momento importante e crítico para o Associativismo empresarial, em que a CIP se transformou em Confederação Empresarial de Portugal, alargando a sua base de sustentação e pretendendo ser a voz única dos empresários, o CEC teve e terá um papel fundamental na definição da actuação desta nova estrutura e assumindo a sua condição de suporte regional a esta estratégia.
A sua afirmação nacional é também patente na relação com as outras Confederações, nas posições que assume e na sua condição de um dos protagonistas do associativismo empresarial, para além dos múltiplos programas e serviços nos domínios da formação, inovação, promoção do empreendedorismo e internacionalização, entre outros.
Também no domínio internacional a sua actuação tem permitido estreitar relações com as regiões transfronteiriças de Castela e Leão, Estremadura e Galiza, bem como a promoção de diversas missões empresariais, designadamente para uma das suas prioridades que são os Países que falam a nossa língua.
Todos temos consciência que o nosso País só poderá ultrapassar os difíceis constrangimentos que tem se colocar as suas contas em dias, reformar o Estado e estimular as empresas a exportarem mais, bem como promover uma consciência de que consumir produtos fabricados em Portugal é consumir qualidade e equilibrar a nossa balança de transacções.
O CEC-CCIC tem aqui um papel fundamental, aproximar os empresários dos mercados, promover associações de empresas que lhes permitam ganhar massa crítica para agirem, bem como aproveitar esse potencial imenso que é a diáspora portuguesa espalhada pelo mundo, quer do ponto de vista do consumo de produtos nossos, quer na lógica da captação de investimento.
Com o caminho que percorreu, com os instrumentos que criou, com a estratégia que definiu, estou convicto que o CEC-CCIC e a Região Centro se afirmarão cada vez mais no contexto nacional e internacional.
Formulo votos de muito sucesso à nova Direcção presidida pelo Dr. José Couto, amigo de longa data, Pessoa muito bem preparada para os desafios que tem pela frente.
Pela minha parte, foi um privilégio servir a Região ao longo de nove anos como Presidente e quatro como Vice-presidente; agora na presidência da Assembleia Geral, a mesma determinação e disponibilidade.
Acredito na Afirmação de Uma nova Centralidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário