Almeida Henriques

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

VEM AÍ O LOBO


A “novela” da construção da auto-estrada Viseu Coimbra já tem “barbas” e, cada dia que passa tem novos episódios.
É bom ter memória, a resolução da sua construção é do tempo do Governo de Durão Barroso, o PS andou quatro anos e meio e, o melhor que conseguiu, foi lançar um concurso público complicado, onde transformou 100 Kms de auto-estrada (Viseu Coimbra a que se acresce a finalização do IC12 entre Mangualde e Canas de Senhorim), em mais de 400kms de construção e requalificação de vias.
O resultado está à vista, concurso anulado no Verão, em plena campanha para as Legislativas, anúncio de novo concurso, nos mesmos moldes, em plena campanha para as Autárquicas; adiamento do mesmo concurso para o final de Dezembro, quando inicialmente era final de Novembro e, agora, mais um adiamento para final de Janeiro, para dar mais tempo à apresentação de propostas, por parte dos concorrentes.
Enquanto todos estes avanços e recuos decorriam, apresentávamos três perguntas ao Governo, muito objectivas, para quando a adjudicação da auto-estrada Viseu Coimbra, qual o cronograma da sua execução e qual o valor da portagem a pagar pelos utentes.
O Governo respondeu com objectividade, “…prevê-se a abertura de propostas para o próximo dia 21 de Janeiro (ontem) e a adjudicação em 2010.”
“O programa do concurso define que o início dos trabalhos ocorre seis meses após a assinatura do contrato de subconcessão e a conclusão dos mesmos 36 meses após a referida data de assinatura.”
“O montante da portagem será definido por decreto-lei, …, sendo a tarifa de €0,06671 por km (acrescidos de IVA) para veículos da classe 1…”
Quando esta resposta chegou, no início de 2010, já o prazo apontado estava ultrapassado com uma nova dilação da entrega das propostas, tudo o que foi dito já não é válido.
Fiz o exercício de projectar a data da inauguração da auto-estrada Viseu Coimbra à luz desta resposta; adjudicação no final do ano de 2010, inicio da obra em Julho de 2011 e finalização da mesma em Julho de 2014!
Com este novo adiamento, este prazo já não será cumprido! É isto razoável?
Lembra-me a história do “Rapaz e o Lobo”, tantas vezes o PS anuncia o inicio da obra, tantas vezes se compromete e adia que, quando avançar mesmo, já ninguém acredita.
Tivemos razão antes do tempo, se o concurso autonomizasse a ligação Viseu Coimbra e Mangualde Canas de Senhorim, já estaria a ser concluída para bem de todos nós.
Enquanto isto, quem circula no IP3 assiste a um degradar diário do seu piso, ao triste espectáculo das bermas sem qualquer manutenção, para já não falar do lixo.
Dizem-me que está previsto no Concurso das Auto estadas do Centro mas, enquanto ele não avança, enquanto se assistem a estes avanços e recuos, nada se faz?
Quem espera, …desespera!
In Diário de Viseu, 22 de Janeiro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário