Almeida Henriques

domingo, 24 de janeiro de 2010

Parlamento Jovem 2010


Tenho participado com gosto ao longo dos últimos seis anos no Parlamento Jovem, iniciativa que visa aproximar o Parlamento dos Jovens; as Escolas candidatam-se, os jovens apresentam as suas propostas, as Escolas elegem os seus representantes à fase distrital que elege depois os representantes do Distrito para a sessão nacional.
A iniciativa para o secundário tem como tema os 100 anos da república e a do básico a educação sexual na Escola; o Distrito de Viseu tem tido sempre uma excelente participação qualitativa e quantitativa.
Nesta fase preparatória participei na passada segunda feira em sessões nas Escolas de Mundão, Viriato e Viso; amanhã, segunda feira, estarei na Escola Infante D. Henrique e na terça feira, logo ao inicio da manhã, na Profissional de Torredeita.
Nestas participações procuro dar uma ideia da forma de funcionamento do Parlamento, bem como responder a todas as questões que os jovens me colocam, muitas delas interessantes e divertidas, algumas até embaraçosas.
Destas sessões retenho a ideia de que os jovens estão desencantados com a politica e não participam nas organizações juvenis partidárias,mas têm um elevado sentido de cidadania e discutem duma forma aberta e preparada os temas que os preocupam, as questões ambientais, o emprego, a evolução económica são temas que abordam constantemente.
É importante sensibilizar estes jovens para a participaçõ civica e falar sobre a vida em democracia, afinal de contas temos tendência para não valorizar aquilo que sempre tiveram,vivem em democracia como respiram.

Sem comentários:

Enviar um comentário