Almeida Henriques

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Honrem os compromissos, sejam coerentes!


A entrevista do Ministro das Finanças ao Expresso lançou a primeira dúvida sobre a continuidade ou não do concurso das auto-estradas do Centro, anulado no Verão, com novo concurso lançado na campanha autárquica e já com três adiamentos.
Dito assim, muitos dos leitores não se aperceberão que poderá estar em causa a construção da auto-estrada Viseu Coimbra, cerca de 70 kms que se diluem nos 400 kms de concurso de construção de novas vias e reparação de outras.
É caso para dizer, nós só queremos a ligação em auto-estrada a Coimbra e a conclusão do troço Mangualde- Canas de Senhorim (IC12), para quê juntar tantos "alhos com bugalhos"?
De facto, a ligação de Viseu a Coimbra e o troço do IC12 são rentáveis só por si, se o concurso tivesse sido lançado só para estas obras, já estaria em fase adiantada e já tinham terminado as indecisões.
O Governo não pode andar a brincar com os viseenses, não pode andar de adiamento em adiamento há cerca de seis anos, se há obra necessária e estruturante para o nosso Distrito, é esta ligação.
O Ministro das Obras Públicas veio corroborar o que tinha sido dito pelo seu colega das Finanças dizendo, "foi tomada a decisão de suspender o lançamento das novas concessões rodoviárias que estavam programadas".
Mais tarde veio "tranquilizar-nos" dizendo que a "concessão rodoviária auto-estradas do Centro está em fase final de concurso".
Ver para crer, com diz S. Tomé, já são tantas mentiras, afirmações e contradições, agora é que é, ... Já só acreditamos quando se iniciar!...
Pelo sim, pelo não, vou efectuar pergunta escrita ao Governo para ficar com o preto no branco, embora valha o que vale, estão lembrados da resposta com datas que já tinham passado (crónica aí vem o lobo)?
Pelos meus cálculos, nem no final de 2014 teremos a nossa tão ambicionada auto-estrada.
Outra polémica são as portagens, a certeza de que nas SCUT Costa de Prata, Grande Porto e Norte Litoral, vão passar a existir; nas restantes, diz o Ministro das Obras Públicas que "vão ser feitos estudos para determinar a viabilidade, o momento e as condições", diria que é uma questão de tempo!
Sempre quero ver qual vai ser a reacção dos responsáveis socialistas de Viseu, com o Secretário de Estado do Poder Local à cabeça e o Sr. Governador Civil, e também o ex Governador Civil.
Pela minha parte, mantenho a coerência que sempre tive, só deve haver portagem para os residentes se existir via alternativa.
Na ligação Viseu Coimbra, haverá uma auto- estrada nova e mantém-se o IP3, há uma alternativa; na A25 (Aveiro, Viseu, Guarda Vilar Formoso) e na A24 ( Viseu, Lamego), não existe alternativa, pelo que tem de ser gratuita para os residentes, era já a posição que defendia quando o PSD no Governo estudava esta possibilidade.
O PS, pela voz dos seus responsáveis distritais dizia, com o PS não há portagens na A24 e na A25, a ver vamos!
Sempre quero ver a coerência.

Sem comentários:

Enviar um comentário