Almeida Henriques

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um Novo Impulso ao Empreendedorismo

Em prol do Empreendedorismo, o CEC/CCIC, dentro da sua filosofia de actuação em rede e em articulação com a APBA (Associação Portuguesa de Business Angels) e FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels), constituiu a Centro Business Angels (CBA), com o envolvimento de um conjunto alargado e prestigiado de importantes gestores e empresários da região.
Vocacionada para projectos semente ou start-up, a CBA assumiu-se enquanto uma alavanca de negócios iniciais, seja do ponto de vista financeiro, seja ao nível da transferência de know how em gestão e networking.
Trata-se de uma componente prévia e complementar a outros mecanismos de financiamento, como o capital de risco, que pretende potenciar projectos ou ideias empresariais em fases consideradas menos maduras.
A este Fórum têm sido apresentados diversos projectos, designadamente os oriundos do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica promovido pelo Conselho Empresarial do Centro em parceria com as Universidades de Aveiro, Beira Interior e Coimbra.
Fruto da menor tradição que os Business Angels têm ainda em Portugal, aquém das performances de países como os Estados Unidos, Reino Unido ou Holanda, esta iniciativa quis traduzir um forte contributo para o clima inovador que se faz sentir no Centro de Portugal.
Não obstante o voluntarismo destas acções, importa ainda um melhor enquadramento legal para as redes nacionais de Business Angels, bem como o estímulo, por parte das políticas públicas, a estes mecanismos de apoio.
É, por isso, com agrado que se olha para o facto de o actual Quadro Comunitário de Apoio (QREN) se mostrar enfim disponível para alavancar também por esta via o apoio ao empreendedorismo e inovação, através da constituição de Fundos de Capital de Risco liderados por Business Angels (BA), através de Empresas Veículo (EV) constituídas por um mínimo de 3 BA.
Esta é uma notícia que os Business Angels esperavam há muito, pela qual se vem lutando há vários anos e que será um incentivo muito forte ao desenvolvimento da actividade de Business Angels em Portugal.
In Jornais da região Centro, 2 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário