Almeida Henriques

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Três Territórios unidos numa “Eurorregião”

Centro, Alentejo e a Extremadura espanhola uniram-se no passado dia 21 de Setembro, em Vila Velha de Ródão, onde deverão os rios Tejo e Sever convergir e não separar, para subscrever o protocolo de constituição da Euro-ACE (Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura).

Se é certo que a integração europeia e a proximidade geográfica potenciaram também a integração económica, não é menos importante que os agentes empresariais estabeleçam laços de cooperação concreta, assentes em linhas estratégicas comuns, que alavancam as actuais dinâmicas transfronteiriças, capitalizando, como é referido no convénio que institui a Euro-ACE, a longa experiência adquirida.

Agricultura, ambiente, ordenamento, energia, turismo, inovação e desenvolvimento tecnológico constituem algumas das temáticas prioritárias desta nova agenda, com o envolvimento de um leque largado de actores públicos e privados, onde se destaca o elevado empenho da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Convergência, num duplo sentido, é o que se impões a estes três territórios, ainda bastante marcados pela interioridade e dicotomia com as regiões mais desenvolvidas da Europa. Convergência, numa aliança virtuosa entre coesão e competitividade, é o que poderá transformar estes mesmos territórios em regiões verdadeiramente europeias.
In Jornais da região Centro, 8 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário