Almeida Henriques

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Um Novo Mandato

Depois dos actos eleitorais, é tempo de os eleitos assumirem funções, o Governo foi empossado na segunda-feira, mantendo mais ao menos a sua estrutura, num núcleo duro de cariz fortemente político, como já era de esperar; os Ministros mais polémicos foram todos substituídos, só não percebendo porque não foi o do Ensino Superior, já com mais de dez anos de exercício do poder e, do meu ponto de vista, muito mau na articulação Universidade/ Empresa.
No que a Viseu diz respeito, estaremos atentos ao desempenho dos Ministros da Economia, Obras Públicas, Ensino Superior, Saúde, Cultura e Agricultura, pelos dossiers que estão pendentes.

Também esta semana tomou posse o Dr. Fernando Ruas e a nova equipa autárquica, bem como a Assembleia Municipal.

Aproveito para publicamente agradecer a confiança em mim depositada para mais um mandato de quatro anos como Presidente, bem como aos meus colegas de mesa, Enf. Dias e Dra. Cristina Paula, garantimos que a condução dos trabalhos da Assembleia Municipal será sempre no respeito pelos eleitos e pelo principio do contraditório e respeito pelas diferentes opiniões, continuaremos o rumo já seguido no anterior mandato, designadamente através de iniciativas que promovam a divulgação do trabalho efectuado e maior proximidade com os cidadãos.

Quanto ao Dr. Fernando Ruas, começa o mandato mais exigente desde a sua primeira eleição, prometeu a “cereja no bolo” e o Povo de Viseu quis manifestar-lhe o carinho e confiança reforçando a votação e dando-lhe o melhor resultado de sempre.

Tem pela frente dossiers fundamentais como a ligação em auto-estrada Viseu Coimbra, a construção das três Unidades de Saúde Familiar de Viseu, a Escola de Ranhados, a construção do Novo Matadouro e o Arquivo Distrital que dependem em larga medida do poder central, vamos ver se não iremos assistir a mais quatro anos de boicote a Viseu como foram os últimos; se assim for, esperemos que as vozes de protesto e reivindicação estejam fortes e que o PS se junte também.

No que ao projecto de Viseu diz respeito, naquilo que são competências da autarquia que não dependem do poder central, estou certo que tudo decorrerá como previsto, com eficiência e sentido estratégico.

Assim será na dinamização do centro histórico dentro da dinâmica que está a ser criada entre autarquia, Associação Comercial e comerciantes, bem como na dinamização da economia em geral.

O ambiente, a cultura, o desporto, a educação, o apoio social estarão na primeira linha, como já nos habituou a autarquia.

Do ponto de vista da utilização dos fundos comunitários, estes quatro anos serão decisivos, o fim do mandato coincide com o terminar deste período de apoios, vamos ver se o dinheiro começa a chegar às autarquias, pois nos primeiros dois anos a torneira esteve fechada.

Veremos como evolui a transferência de competências e de meios para as autarquias, sou de opinião que os municípios cumprem melhor a função de proximidade, mas não basta passar competências, as verbas são fundamentais.

Provavelmente, será também um mandato em que se voltarão a discutir as alterações às leis eleitorais, ainda para mais numa legislatura com poderes de revisão constitucional, bem como o tema Regionalização estará no centro do debate.

O mandato também se inicia com a realização do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses em Viseu, a recandidatura do Dr. Fernando Ruas à presidência é um facto natural, com o apoio inequívoco do PSD e com muitos apoios já manifestados de autarcas socialistas que lhe reconhecem a competência.

Boa sorte ao Dr. Fernando Ruas, ás Vereadoras e aos Vereadores, bem como a todos os Deputados Municipais (há uma renovação em 50%, para já não falar na presença de quase 30% de mulheres na nova composição) e aos Senhores Presidentes de Junta, a bem do desenvolvimento de Viseu.

Afinal de contas, Viseu somos todos nós.

In Noticias de Viseu, 26 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário