Almeida Henriques

terça-feira, 25 de maio de 2010

Visita ao Municipio de Nelas


No âmbito das visitas que os Deputados do PSD estão a efectuar aos Municipios, reunimos com a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Dra. Isaura Pedro, no passado dia 24 de Maio.


Entre vários temas, designadamente a situação económica e social do País, discutimos a questão das acessibilidades, o desenvolvimento do Concelho, a captação de investimento e a rede educativa.

O IC12 é a via estruturante que deverá servir o Concelho de Nelas, constantemente adiada pelo Governo socialista acabou por ser incluída, o troço Mangualde/ Canas de Senhorim, no malfadado concurso das auto-estradas do Centro, anulado duas vezes e agora suspenso; afinal de contas, estamos a falar de pouco mais de 20 kms, já com troço definido desde o Governo de Durão Barroso, que deveria ter sido efectuado no mandato anterior; infelizmente tal não aconteceu e é difícil prever quando tal irá acontecer.

Reiterámos à Sra. Presidente da Câmara o nosso apoio a esta infra-estrutura, que deverá avançar como pequena obra de proximidade que é, não integrada num mega concurso como aconteceu, com o triste resultado.

Quanto ao IC37, que permitirá ligar Viseu a Nelas e Seia, é também uma acessibilidade fundamental para este Concelho que tem o apoio do PSD, dentro das disponibilidades de investimento futuro do País .

No que ao desenvolvimento e captação de investimento diz respeito, verificámos o excelente trabalho que o Município tem desenvolvido, designadamente nas zonas industriais de Nelas e Canas de Senhorim onde se verifica a instalação de novas pequenas e médias empresas, numa política de proximidade e captação de investimento, com consequente criação de postos de trabalho, desenvolvida pelo executivo.

No domínio escolar está em curso a construção do Centro Educativo que permitirá reforçar a rede escolar e melhoria da cobertura do Concelho; entende-se que não poderá haver lugar a encerramentos de escolas enquanto esta infra-estrutura não estiver concluída, o que só ocorrerá no ano lectivo de 2011/12.

Por último foi debatido o diferente tratamento que é dado aos municípios socialistas por parte dos vários responsáveis nomeados para funções politicas pelo actual Governo, nos diferentes domínio.

Do Governador Civil aos responsáveis educativos, da segurança social ao RSI, passando pelos CNO's, há uma efectiva instrumentalização das funções públicas, colocadas ao serviço do PS, uma utilização abusiva do aparelho do Estado que é de todos nós; estima-se que, nas diferentes funções, o PS possa ter hoje mais de 500 pessoas nomeadas no Distrito devidamente articuladas entre si, o que evidencia a necessidade de, cada vez mais, separar o que é administração pública do exercício da actividade política, confundindo-se, muitas vezes, Pessoas que exercem funções partidárias e públicas, em simultâneo.

Enfim, o Partido Socialista no seu pior, tendo como maestro o Governador Civil e o Secretário de Estado do Poder Local, numa clara utilização dos meios públicos como nunca se viu.

2 comentários:

  1. Estas visitas são sempre benéficas.
    Pelo menos os Senhores deputados ficarão actualizados com aquilo que se passa em cada concelho.
    Ainda bem que passaram por Nelas, em cujo sitio Web do Município temos tido algumas dificuldades em deixar mensagens.
    Por isso quero aproveitar a oportunidade para deixar a mensagem sobre o saneamento de Aguieira e Carvalhal Redondo, Pisão, Moreira e Santar, por enquanto estes. Nem tudo está correcto, porque os esgotos não estão a ter o devido tratamento e as ribeiras em que são lançados vão passar em Beijós, cuja aldeia rejeita ser esgoto de todas as outras localidades.
    Mãos à obra... porque será dinheiro bem empregue.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, Obrigado pelo comentário, vou enviar para a Senhora Presidente o assunto que aqui deixa, um abraço

    ResponderEliminar