Almeida Henriques

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Um Viriato de Ouro merecido

Numa semana rica em iniciativas na nossa cidade, dou o primeiro destaque à atribuição a título póstumo do Viriato de Ouro ao saudoso Eng.º. Engrácia Carrilho.
Estamos a falar de um dos nossos mais ilustres cidadãos, independentemente das diferenças ideológicas e das perspectivas quanto ao desenvolvimento de Viseu, um dos que marcou o nosso futuro colectivo, que deixou marca positiva na cidade e no Concelho.

Desaparecido com a sua mulher num aparatoso acidente em 1992, viu o seu mérito ser reconhecido por unanimidade na Assembleia Municipal de Viseu com a atribuição do Viriato de Ouro e, ao mesmo tempo, também por unanimidade, pelo Executivo camarário.

A mais alta distinção do Município de Viseu foi entregue à família na passada segunda feira, numa cerimónia simples, mas cheia de sentimento e reconhecimento pela obra fora.

De facto, como foi realçado pelo Dr. Fernando Ruas, a obra, pensamento e exemplo do Eng.º. Engrácia Carrilho, são património de todos, de toda a comunidade de Viseu.

Obrigado Eng.º. Carrilho pelo seu legado, pela sua entrega, um Viriato de Ouro merecido.

Revitalização do Centro Histórico

Este tema de grande actualidade conheceu esta semana dois preciosos contributos, a Conferência Ibérica promovida pela Associação Comercial de Viseu em parceria com a OSPEA e a assinatura do Contrato Local de Segurança celebrado entre a Câmara Municipal de Viseu e o Governo Civil de Viseu, homologado e apadrinhado com a presença do Senhor Ministro da Administração Interna.

Quanto ao encontro que decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia, ressaltou grande unanimidade quanto à premência da revitalização dos Centros Históricos, que passa pela requalificação de edifícios e urbanística, aliciar pessoas para se fixarem nesta zona da cidade, fixar serviços que tragam movimento, revitalizar o comércio criando uma dinâmica de Centro Comercial de Ar Livre.

Outra das ideias força foi a necessidade de agilizar as diferentes iniciativas, criando uma verdadeira rede de esforços, polarizada e coordenada pela nossa Associação Comercial.

Ficou bem patente que a autarquia está a fazer o seu trabalho, e bem, foram inúmeros os exemplos de requalificação urbanística, todos os meses verificamos que mais edifícios são requalificados, melhorando a qualidade dos mesmos e criando condições para se fixarem pessoas, serviços e novas empresas; o funicular será também um elemento dinamizador da circulação para o centro histórico.

A autarquia anunciou que o Posto de Turismo se irá localizar na Casa do Adro, junto à Sé de Viseu, cumprindo o desígnio de localizar serviços neste espaço de Viseu, esperando-se que o Governo e o PS cumpram a sua responsabilidade de localização da Nova Loja do Cidadão.

A Associação Comercial viu uma candidatura aprovada com o objectivo da promoção do centro histórico e a criação de uma dinâmica de centro comercial de ar livre que possa concorrer com o Palácio do Gelo e com o Fórum, com animação de rua, com lojas de qualidade e complementares.

A assinatura do Contrato Local de Segurança, vem conjugar esforços para que o Centro Histórico continue a ser um espaço onde podemos circular tranquilamente e em segurança, para que possamos continuar a apregoar Viseu como uma cidade onde se pode circular em qualquer rua.

O percurso está a ser feito, com o empenhamento de todos, à excepção de alguns que só vêm aspectos negativos e teimam em achar que só o exemplo dos outros é bom.

De facto, Guimarães é um bom exemplo, mas se falarmos com os comerciantes do Centro Histórico verificaremos que se confrontam com os mesmos problemas dos colegas de Viseu.

Devemos aprender com os outros, mas temos a obrigação de enaltecer os bons exemplo que temos e o esforço que está s ser feito.

Os Desafios do Milénio

Por último, uma palavra aos cinco alunos do 12º O da Escola Alves Martins, José Coimbra, Hugo Dantas, Manuel Mirandez, Paulo Viegas e André Cruz, que promoveram um trabalho critico sobre os objectivos do milénio fixados pela ONU e subscritos por 189 países.

Mostraram que estão atentos ao que os rodeia e estão disponíveis para a participação cívica, com mente aberta.

Parabéns e que o vosso exemplo “contamine” outros jovens.

Gostei de participar na iniciativa e no debate.

PS no seu melhor!

Só um último apontamento final, que vem em linha com a prepotência e arrogância do Partido Socialista que tudo quer controlar.

Estive convidado para participar num debate com o Dr. Capoulas Santos do PS sendo o tema os fundos comunitário após 2013; fui “desconvidado” no início da semana pois, pelos vistos, não agradava ao PS que fosse eu o orador oponente.

Tire o eleitor as suas ilações, mais um exemplo de que o exercício continuado do poder cria vícios.

E são os mesmos que muitas vezes nos acusam de intolerância, falta de espírito democrático e arrogância!

In Diário de Viseu, 21 de Maio de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário