Almeida Henriques

sexta-feira, 27 de março de 2009

Finalmente a requalificação da ligação Viseu- Sátão, 4 anos de atraso

Foram finalmente adjudicadas as obras de beneficiação da EN 229, estrada de fundamental importância que liga Viseu ao Sátão, situação que se arrastava desde 2005, com promessas e desmentidos, com um investimento inicial de cerca de oito milhões de euros assumido pelo Governo, para mais tarde vir acenar com uma nova ligação de raiz entre a Recta do Pereiro e o Alto do Caçador e reduzir o investimento para 5,4 milhões.

É engraçado verificar que, quem ouvisse o discurso do Secretário de Estado Paulo Campos, pensaria que este processo tinha sido célere, que o Governo respondeu de imediato.

Nada de mais falso, arrastou-se, teve inúmeros momentos de indefinição e só a pressão politica e das populações fez acelerar o processo.

Relembre-se, para os que têm memória curta, que já em 2005 a Estradas de Portugal reconhecia a urgência da obra, no inicio de 2006 assumiu o projecto como concluído e comprometeu-se a lançar o concurso nesse ano.

Em Novembro de 2006, depois de inúmeras insistências, foi assumido que o concurso avançaria até Março de 2007.

Como se verifica, só no final do primeiro trimestre de 2009 avança, mas o importante é que, embora num projecto mitigado, com a promessa de uma outra ligação no futuro, está o processo em curso.

De facto, como disse o senhor Presidente da Câmara do Sátão, esta é uma solução de remedeio e, em relação à nova estrada, ver para crer, como o S. Tomé.

Ficamos a aguardar e a fazer o nosso trabalho de fiscalizar a actividade do Governo, seja ele qual for.

Novo mandato da AIRV, num momento difícil

Tomou posse esta semana o meu amigo João Cotta, como Presidente da AIRV, imbuído de um espírito empreendedor que o caracteriza, disposto a marcar pontos neste seu segundo mandato.

Gostei de participar na iniciativa que antecedeu a posse, com autarcas, empresários e políticos sentados à volta da mesa, para discutirem soluções para a crise em Viseu.

A AIRV tem grandes responsabilidades, está muito bem posicionada para estimular o debate em rede do desenvolvimento de Viseu e influenciar o poder politico.

O convite a Carvalho da Silva, líder da CGTP, para a Posse é deveras interessante e inovador, quem sabe se não poderá ser a inauguração de uma nova fase do sindicalismo, menos ortodoxo e mais virado para a defesa da economia e do desenvolvimento económico.

Deixo aqui o público reconhecimento ao trabalho dos órgãos Sociais da AIRV, liderados por João Cotta e desejar as melhores felicidades para os desafios que se adivinham.

Discutir a violência doméstica pela Internet

A Assembleia Municipal de Viseu promoveu um debate sobre violência doméstica, com o excelente contributo do Sr. Bispo de Viseu e da nossa conterrânea Elza Pais, com o recurso à transmissão em directo através da internet.

Estamos numa nova era, os debates não devem ficar confinados às paredes onde decorrem, as novas tecnologias têm que ser aproveitadas permitindo o alargamento dos debates e a sua democratização.

O caminho que pretendo, enquanto Presidente da Assembleia Municipal, é que no futuro todas as iniciativas deste órgão sejam transmitidas em directo através da NET e que este exemplo seja seguido por outras instituições.

Um agradecimento especial à Escola Profissional Mariana Seixas que aderiu entusiasticamente à iniciativa reunindo os meios técnicos e pessoas que realizaram a transmissão, para além da Dão TV e Viseu TV que foram também percursores nesta iniciativa.

Quanto ao tema do debate, provou-se que é de extrema actualidade e que só uma actuação em rede, com envolvimento de todos os parceiros e aproveitamento das complementaridades poderá permitir ajudar as pessoas, as famílias, que se debatem com este problema e, muitas vezes sofrem em silêncio.

In Diário de Viseu, 27 de Março de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário