Almeida Henriques

sexta-feira, 27 de março de 2009

Violência Doméstica, um debate pela Internet

Realizou-se na segunda feira uma conferência sobre “ Violência Doméstica”, promovida pela Assembleia Municipal de Viseu, que contou com o contributo autorizado do nosso Bispo de Viseu, D. António Pinto Leandro e da nossa conterrânea Drª. Elza Pais, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, para além da participação de inúmeras entidades de que destaco um representante da APAV, Comandante da GNR e PSP, entre outros.

O tema é por demais importante, muitas pessoas sofrem sozinhas, sem apoio, agregados familiares vivem os terrores da violência, muitas vezes com a passividade da sociedade, importa debater e actuar nesta matéria, ouvir e envolver todas as comunidades que possam ajudar, Igreja, Instituições de Solidariedade Social, forças policiais, cidadãos, criando uma verdadeira “REDE” de acção, solidariedade e apoio.

Porque entendo que vivemos na era das redes, cada vez faz mais sentido aproveitar sinergias, aproveitar complementaridades e agir duma forma eficaz, ao mesmo tempo que importa envolver todos os cidadãos nestes debates.

Foi com esta intenção que propus transmitir em directo este debate, contando com o valioso apoio da Escola Profissional Mariana Seixas, que instalou todo o material técnico, disponibilizou as imagens e a difundiu através da Internet, possibilitando que um universo alargado de pessoas pudessem seguir o debate e participar nele.

A Dão TV e a Viseu TV aderiram de imediato à ideia e difundiram em directo as imagens, para além de outros blogs que também quiseram associar-se a esta nova forma de efectuar debates em Viseu, o que permitiu sair do salão do Solar dos Peixotos e entrar na casa das pessoas.

Sabemos que muitas pessoas acompanharam nos seus escritórios, em casa, tivemos muitas palavras de elogio e estimulo, o que nos motiva a utilizar esta importante ferramenta noutras iniciativas da nossa Assembleia.

Vou propor que a nossa Assembleia Municipal Jovem, a realizar no dia 21 de Abril, possa ser acompanhada pelas crianças nas escolas envolvidas e que a difusão seja também efectuada pela Internet.

De igual forma, irei procurar transmitir a nossa Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril que este ano se realiza na cidade e inaugurar a prática de transmissão em directo das nossas Sessões Ordinárias da Assembleia Municipal.

Penso que estaremos assim a promover a aproximação entre eleitores e eleitos e a democratizar o debate.

Temos que estar atentos às oportunidades que nos dão as novas tecnologias, é com este sentimento que, entusiasticamente, estou a dinamizar estas iniciativas.

A bem da comunicação e do alargamento do debate democrático.

In Noticias de Viseu, 27 de Março de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário