Almeida Henriques

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Posição PSD sobre criação Centro Hospitalar Tondela Viseu

Viseu, 05 jan (Lusa) – O presidente da comissão política distrital do PSD de Viseu mostrou-se hoje preocupado com a fusão dos hospitais de Tondela e Viseu num centro hospitalar, lamentando que o Governo ainda não tenha justificado a sua decisão.
“A decisão já vem do Conselho de Ministros do dia 15 (de dezembro). Tínhamos esperança que a seguir fosse minimamente justificada e fossem apresentados os objetivos, mas até hoje nada”, afirmou Mota Faria à agência Lusa.
A estrutura partidária critica que a decisão de juntar o Hospital Cândido de Figueiredo (Tondela) e o Hospital de S. Teotónio (Viseu) não tenha sido alicerçada num estudo e não tenha envolvido os parceiros.
“Cria-se um centro hospitalar, dá-se um nome e pronto. Os conselhos consultivos não foram ouvidos, e é uma das suas atribuições, os autarcas também não, e não foi tida em conta a missão, a identidade e a dinâmica das instituições”, considerou.
Neste âmbito, a distrital do PSD está preocupada com as consequências desta decisão, convencida que está de que esta foi “meramente política”.
Mota Faria afirmou que “os resultados de outras experiências similares têm sido preocupantes: há perda de autonomia, há confusão, há alguma perda de identidade e, por outro lado há ineficiência, com o aumento de custos”.
O PSD avisa que irá acompanhar “o evoluir da situação”, garantindo que “denunciará qualquer ocorrência que coloque em causa a diferenciação técnica das instituições ou a qualidade e a humanização na prestação de cuidados de saúde às populações”.
Já em dezembro, a criação do centro hospitalar tinha sido criticada pelos presidentes da câmara de Tondela e da concelhia do PSD.
O autarca Carlos Marta considerou tratar-se de “uma decisão incompetente de um Governo incompetente, porque apanhou um hospital muito bem gerido, com excelentes resultados, e que hoje se encontra numa situação extremamente difícil” do ponto de vista financeiro.
Na sua opinião, a criação do centro hospitalar Tondela - Viseu poderá ainda piorar a situação do hospital.
O presidente da comissão política do PSD de Tondela, João Carlos Figueiredo, também disse ver com “muita preocupação” esta decisão do Governo, temendo as consequências que terá “para as populações e o futuro dos profissionais que trabalham naquela casa”.
AMF

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário