Almeida Henriques

terça-feira, 20 de julho de 2010

Visita ao Municipio de Lamego

Numa visita de várias horas ao Concelho de Lamego, podemos constatar a dinâmica da autarquia, no magnifico programa de regeneração urbana, no exemplar Pavilhão Multiusos em construção, bem como na construção do Centro Escolar de Penude e Lar da mesma Freguesia.
Visitámos também as obras do novo Delfim Douro Hotel, com a paisagem magnifica que reproduzimos, permitindo reforçar a oferta turistica de qualidade do Concelho.
As principais questões colocadas pelo Senhor Presidente da Camara prendem-se com as acessibilidades, a necessidade de se avançar de uma vez por todas com o IC26, que ligaria a A24 à A25, desencravando todo o Norte do Distrito, processo que não tem conheciod qualquer avanço nestes últimos seis anos de Governo do PS, para já não falar da deficiente manutenção e limpeza de bermas de outras estradas da responsabilidade das Estradas de Portugal, como é o caso da EN 226.
O principal problema da autarquia reside no estrangulamento do orçamento corrente, agravado com o défice gerado no dominio dos transportes escolares e alimentação às crianças, gerado pela delegação de competências do Governo que não é acompanhada pelo respectivo pacote financeiro, só em Lamego estamos a falar de um valor próximo do milhão e meio de euros.
Sobre as acessibilidades, designadamente do IC26, assumimos o compromisso de questionar o Governo.
Quanto ao desenvolvimento do Concelho, deparamo-nos com um municipio com estratégia assente no desenvolvimento económico e na atenção especial ao ensino e às questões sociais, que tem feito um aproveitamento exemplar dos fundos comunitários. 

Sem comentários:

Enviar um comentário