Almeida Henriques

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Onde está a auto-estrada Viseu - Coimbra?

Quem ouvir o Partido Socialista de Viseu, parece que iniciaram o seu mandato há poucos meses e que se preparam para concretizar velhos anseios do nosso Distrito.
A verdade é que estão no Governo há quatro anos e meio e, em matéria de acessibilidades, é bom recordar o que foi feito

Ligação em auto-estrada Viseu – Coimbra (IP3), em 2004 já o projecto estava em execução, quatro anos e meio depois ainda se aguarda a adjudicação.

Ligação em auto-estrada Mangualde – Canas de Senhorim (conclusão IC12), em 2004 já o corredor se encontrava definido e o troço desanexado, quatro anos e meio depois, está como a ligação Viseu - Coimbra.

IC26 (ligação A24 à A25, Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Trancoso), fundamental para “desencravar” o Norte do Distrito, estava em fase de conclusão o estudo, quatro anos depois está na mesma situação.

EN 229 (requalificação Viseu - Sátão), adiamentos consecutivos, manobra dilatória de promessa de uma nova estrada para reduzir o investimento em 3 milhões de euros, há três anos e meio à espera do início dos trabalhos, com todos os danos que daí advêm, designadamente as muitas vidas perdidas.

EN 230 (Tondela - Carregal do Sal), com concurso aberto há quatro anos, só agora iniciada.

Ligação Ferroviária de Viseu, há quatro anos discutia-se a ligação de Viseu à linha da Beira Alta ou uma ligação imediata entre Aveiro e Viseu com ligação à linha da Beira Alta; decorrido um mandato socialista, continuamos com a miragem do TGV e nenhuma das soluções avançou.

Esta é a verdade, nua e crua, o PS não tem motivo nenhum para se congratular.

Destes dossiers nenhum está no terreno, só a promessa, que tem o valor que tem no momento pré eleitoral.

Para iludir esta triste realidade para o nosso Distrito, o PS cria manobras de diversão, procurando incutir a dúvida na cabeça das pessoas, designadamente quanto à prioridade que o PSD atribui à auto -estrada Viseu Coimbra.

Para nós, já era prioridade há quatro anos e meio, o PS é que andou a empatar a solução deste grave problema.

Para complicar, juntou num mesmo pacote a ligação em auto-estrada Viseu - Coimbra e a ligação Mangualde - Canas de Senhorim (IC12), juntamente com mais um conjunto de estradas que não têm directamente a ver com Viseu.

Complicou o que era simples, o que pretendíamos era a adjudicação das Auto Estradas Viseu – Coimbra e a finalização do IC12 no troço Mangualde – Canas de Senhorim.

Quando o trabalho não está feito, há que criar manobras de diversão para distrair a atenção.

É o que o PS de Viseu está a fazer na mais pura técnica de propaganda socialista.

Quem não cumpriu foi o PS, com o PSD a ligação em auto-estrada entre Viseu e Coimbra e a conclusão do IC12 serão prioridades.

É preciso falar verdade.

In Diário de Viseu, 02 de Julho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário