Almeida Henriques

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Matadouro de Viseu, um sonho adiado

Pela voz do Presidente da Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, o nosso Presidente de Junta de Fragosela António Lopes, tivemos conhecimento da reprovação da candidatura à construção do novo Matadouro de Viseu.
Quatro anos de esforço e dedicação deitados por terra, provavelmente por não ser um projecto das “cores apetecíveis “, nas palavras deste nosso conterrâneo.

A mesma “ influência politica “ por mim denunciada, numa visita de um Deputado Socialista acompanhado do candidato, também socialista à Câmara de Mangualde, em que apregoavam o empenho na aprovação de três candidaturas de caminhos rurais ao QREN, não foi colocada à disposição deste projecto.

Diferentes atitudes, consoante a cor dos protagonistas, uma atitude hipócrita de questionar o Ministro da tutela sobre as razões do “chumbo”, embora adiantando já razões como o incorrecto preenchimento do formulário ou de uma candidatura mal formulada.

Se, agora, os socialistas consideram esta candidatura como crucial, porque não se empenharam antes?

Convém recordar que a “novela” do Matadouro de Viseu vem do tempo do Governo de António Guterres, encerrou em Junho de 2003, depois de sucessivas inspecções iniciadas em 1999 que o inviabilizaram.

Durante este período foi-se protelando a resolução do problema para que o facto fosse dado como consumado.

Ainda hoje subsistem dúvidas quanto à forma como se efectuou a privatização da PEC Lusa em Março de 1999 e os contornos que levaram à sua aquisição por parte da Sociedade de Matadouros da Beira Litoral, bem como o grau de responsabilidade desta empresa no facto de não providenciar a remodelação do que existia.

Na altura, não se acautelaram devidamente os interesses dos produtores de Viseu e o facto de o sector ter uma grande relevância no nosso Distrito.

Quatro anos depois, com o processo encaminhado, mais uma situação que está no ponto de partida, quatro anos perdidos com o Governo socialista, mais uma situação a juntar a muitas.

Agora apressam-se a mostrar trabalho, a sacudirem a água do capote.

Se o nosso Presidente de Junta de Fragosela fosse de outra cor politica o assunto já estaria resolvido?

Quantos produtores estão a ser prejudicados com esta falta de empenhamento politico?

Afinal de contas, até temos um Deputado Socialista que é Presidente da Sub Comissão de Agricultura da Assembleia da República

In Noticias de Viseu, 27 de Fevereiro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário