Almeida Henriques

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fernando Monteiro do Amaral, Homenagem Merecida

Ao contrário do que é habitual, ocuparei esta coluna para homenagear um ilustre viseense, Dr. Fernando Amaral e uma Associação Cultural que celebra 20 anos, o GICAV.
Ontem, a Assembleia Municipal de Lamego homenageou um dos mais ilustres viseenses do pós 25 de Abril de 1974, Fernando Monteiro do Amaral.

Conheci-o com 15 anos, habituei-me a apreciar as suas pertinentes e loquazes intervenções, o PSD implantou-se em Viseu sempre sobre a influência desta ilustre personalidade que tão bem soube elevar o nome de Viseu.

No alto da sua cultura e da enorme capacidade politica, associada à excelente oratória com que sempre nos brindava, começou por desempenhar funções no Concelho de Lamego, como Vereador e como Presidente da Assembleia Municipal.

Representou-nos com brilho na Assembleia Constituinte e na da República durante cinco legislaturas, tendo sido seu Vice Presidente e posteriormente Presidente, o único viseense a ocupar o 2º. Lugar na hierarquia do Estado.

Teve também responsabilidades ao nível dos VII e VIII Governos, como Ministro da Administração Interna e como Ministro Adjunto do Primeiro Ministro.

Desempenhou também as funções de Conselheiro de Estado e foi Vice Presidente do Conselho da Europa.

Uma das mais ilustres figuras que nos deixa, não tendo dado tempo a que a Assembleia da República lhe rendesse em vida uma justa homenagem, apesar de este acto ter estado marcado, adiado depois por questões de saúde.

Fazemo-lo agora a titulo póstumo, com a homenagem da sua Assembleia Municipal e, espero a curto prazo da Casa da Democracia.

Se alguém merece estes destaques e estas homenagens, é seguramente o Dr. Fernando Amaral, será sempre para mim um exemplo de vida e de serviço à Pátria, uma das minhas principais referências.

GICAV, 20 Anos recheados de actividade

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, um voto de louvor ao Gicav pelo trabalho realizado em prol da cultura e do desenvolvimento de Viseu, ao longo destes 20 anos, e de agradecimento a todos os que se têm dedicado à actividade desta importante instituição, designadamente dirigentes e colaboradores.

Propôs também por unanimidade a atribuição de um galardão de reconhecimento do Mérito Cultural por parte da Câmara Municipal de Viseu.

Estamos a falar de uma das mais dinâmicas associações culturais do nosso Distrito, fundada em 5-1-1989, tendo sido declarada Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 6-2-2002.

Ao longo destes 20 anos tem sido uma referência no panorama cultural do concelho e da região de Viseu, destacando-se, de entre as suas actividades, as seguintes:

Salões Internacionais de Banda Desenhada, salões Internacionais de Caricatura, edição da Revista Anim’arte (já editados 69 números), gala de atribuição dos Prémios Anim’arte, exposições de Jovens artistas, Intercâmbios culturais com diversas regiões de Portugal e com países da União Europeia, edição de postais «Viseu Cidade Monumental», edições de Poesia, Banda Desenhada, Prosa, Conto, Teatro e Biografias, companhia de Teatro e Teatro de Marionetas, acções de sensibilização ambiental, tabagismo, toxicodependência, álcool e Sida, festivais de Artes Circenses e Animação de Rua.

Parabéns ao GICAV, um exemplo que deve ser seguido.

In Diário de Viseu, 27 de Fevereiro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário