Almeida Henriques

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Comprometer o que o País não tem

O rodopio em que andam os Senhores Secretários de Estado da Administração Local e da Igualdade, a que se junta o Senhor Governador Civil é notável. Todos os dias recebo comunicações do Governo Civil a anunciar sessões de esclarecimento, inaugurações, visitas a instituições, para já não falar da assinatura de Protocolos de Financiamento Local.
Tudo isto poderia parecer normal, se não fosse o caso de estarmos com um Governo de gestão em Portugal e as Pessoas que percorrem o Distrito serem, ao mesmo tempo, candidatos a Deputados pelo Partido Socialista. É a confusão completa entre aquilo que é acção partidária e o uso de meios do Estado.
Ainda ontem me relatavam a chegada da Secretária de Estado da Igualdade à Zona Industrial de Tondela para visitar uma fábrica, vários agentes da GNR enquadravam as rotundas de acesso, carros do Estado com motorista, vários acompanhantes, numa acção de campanha que nada acrescenta.
Haja decoro!
O Secretário de Estado da Administração Local, também cabeça de lista do Partido Socialista, assina Protocolos de Financiamento Local pelo distrito, num momento em que a troika reúne com os vários responsáveis e prepara a ajuda externa a Portugal.
Em termos práticos está o Governo Socialista a comprometer o dinheiro que o País não tem, compromete despesa que terá que ser paga pelo futuro Governo, depois de ter assumido há uns meses que não havia dinheiro para este tipo de contratos e, caso assinasse algum contrato, concertaria sempre com o Presidente de Câmara respectivo.
Obviamente que não perspectivava na altura que estaríamos agora em eleições.
Há situações que, não sendo ilegais, merecem a nossa censura do ponto de vista ético.
É certo que ainda não começou a campanha eleitoral, mas já toda a gente sabe quem são os candidatos e a utilização dos meios de todos nós para acções de campanha é de facto reprovável.
Estou certo que os nossos concidadãos não deixarão de censurar pelo voto estas actuações.

2 comentários:

  1. V. Exas. fariam o mesmo ou ainda mais...se pudessem!

    ResponderEliminar
  2. o que já se passou com as gentes do ppd é semelhante ou mesmo pior. fala o roto do esfarrapado.

    ResponderEliminar