Almeida Henriques

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Auto-estrada Viseu Coimbra, Mentira Socialista

A paciência tem limites e quando a areia que nos lançam para os olhos é às carradas, não tem o efeito de nos cegar mas de nos fazer ver melhor a verdade e distinguir o trigo do joio.
O que esperávamos do Partido Socialista é que se revoltasse contra o Primeiro-ministro de Portugal, que mentiu aos viseenses, por três vezes anunciou a Auto-estrada Viseu Coimbra, prometeu que a viria adjudicar até Junho de 2009.

Quem prometeu isto foi o PS, não fomos nós, quem mentiu foi o PS, não fomos nós, porque se procura agora virar o bico ao prego?

Como se pode admitir, com um mínimo de decência politica, que se venha dizer que o PSD riscou a auto-estrada do mapa, quando quem não a adjudicou foi o PS, afinal de contas quem é governo e foi durante os últimos quatro anos e meio?

Não conhecemos as razões que levaram a Comissão de Avaliação a chumbar o projecto, apenas sabemos que o orçamento era mais do dobro do que estava previsto.

Também sabemos que o concurso auto estradas do Centro foi lançado para a auto-estrada Viseu Coimbra, Mangualde Canas de Senhorim e para mais umas quantas, numa amálgama de concessões que só veio complicar o que era simples.

O Presidente da Federação Distrital do PS veio dizer que a decisão é politica, que o parecer vale o que vale.

Se assim é, porque é que o Governo não desanexa estas ligações e as adjudica cumprindo o que prometeu?

Terá o Eng.º. José Sócrates o descaramento de vir a Viseu sem cumprir a promessa da adjudicação desta importante infra-estrutura?

Se cumprir o que prometeu tem o nosso aplauso, se não o fizer, podem ter uma certeza, o futuro Governo, seja de cor for, terá que me ouvir sobre este tema, estarei sempre na primeira linha da defesa desta fundamental ligação, a minha primeira fidelidade é para aqueles que nos elegem.

Gostava de ver os Deputados Socialistas com a mesma postura, fazerem ouvir a sua voz pela promessa que o Eng.º. José Sócrates não cumpriu.

Ao invés, há cerca de um mês veio o Presidente da Federação Distrital “preparar” o caminho dizendo que a pressão do PSD poderia fazer com que a auto-estrada não avançasse.

Afinal é o parecer que não aconselha a adjudicação e manda outro dizer que é o PSD a riscar esta estrada do mapa.

Haja decência por favor, se estão de acordo com a auto-estrada Viseu Coimbra, como penso se passará com a esmagadora maioria dos viseenses, assumam-no e exijam ao Primeiro-ministro de Portugal que cumpra a promessa fazendo a adjudicação que prometeu para Junho.

Não façam deste um facto consumado desatando a acelerar como se nada se tivesse passado.

Senhores responsáveis do PS, o que se passou é que V. Exªs. não cumpriram mais uma das promessas estruturantes para o Distrito, o Primeiro-ministro veio três vezes ao Distrito fazer politica com esta obra e, com toda a certeza terá o mesmo descaramento que Vocês têm de sacudir a água do capote como se não tivessem responsabilidade nenhuma.

O Programa do PSD diz que irá reavaliar as obras públicas, e bem, só que não põe em causa o que é estruturante, como a ligação Viseu a Coimbra.

E, se por alguma situação remota o não assumisse, vos garanto que a minha voz e a dos restantes Deputados eleitos pelo Distrito não se calaria, como acontece com a vossa.

A bem do Distrito, não se procurem desculpas, assumam-se as responsabilidades.

In Noticias de Viseu, 07 de Setembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário