Almeida Henriques

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Incompetência Socialista

Quem esteve quatro anos e meio à frente da governação do País, com maioria absoluta, não tem desculpas, não pode duma forma cândida imputar responsabilidades a terceiros ou aparecer a apresentar soluções, como se não tivesse qualquer responsabilidade.
No final das legislaturas, é tempo de balanço, o PS só não cumpriu porque não quis ou não teve competência para tal, tudo o que era estruturante ficou por fazer.

Veja-se o exemplo máximo que é a escandalosa situação da auto- estrada Viseu Coimbra e da conclusão do IC12 que liga Mangualde a Canas de Senhorim.

Mais uma vez tive razão antes do tempo, veja-se o parecer da Comissão de Avaliação do Concurso das auto-estradas do Centro que propõe a anulação com o argumento de que o valor é mais do dobro do orçamentado.

Desde logo, esta conclusão coloca em causa o rigor com que estes concursos são feitos, como se pode demorar quatro anos e meio, lançar um mega concurso e falhar na base orçamental do mesmo, não é isto incompetência?

Por outro lado, foi o PS que governou o País deixando para o fim do mandato esta importante decisão para o nosso Distrito, é inaceitável que se procurem imputar responsabilidades ao senhor Presidente da República e à líder do PSD.

O que os viseenses esperavam é que um coro de vozes de protesto se levantasse, com os responsáveis socialistas à cabeça, afinal de contas não foi esta uma promessa do senhor Primeiro Ministro, não houve um compromisso de adjudicação da auto estrada Viseu Coimbra até ao final do primeiro semestre?

Não nos tranquilizam as palavras do líder distrital do PS, dizendo que tem garantias que o Governo irá fazer esta fundamental obra e que espera por explicações.

Agora é tarde, está-se a ver o desfecho.

Por mais que os Deputados e candidatos do PS se desdobrem em visitas, ainda para mais a instituições que se candidataram a apoios do Estado, sejam do orçamento do estado ou do QREN, procurando capitalizar com o mérito dos outros, com a capacidade das instituições, procurando fazer figura com o trabalho que não fizeram, a verdade está à vista de todos.

Parece que andam a cobrar as facturas dos apoios que, legitimamente receberam, deste ou de qualquer outro Governo.

O que apreciávamos é que estivessem a visitar as obras da construção da auto-estrada Viseu Coimbra ou do IC12 Mangualde Canas de Senhorim, ou a apresentarem o concurso do IC26 que ligaria a A24 à A25, desencravando o norte do Distrito, ou a Universidade Pública, ou novo Arquivo Distrital, ou a Escola de Ranhados, ou as três Unidades de Saúde Familiar que vinham substituir o Centro de Saúde 2 ou o início da ligação ferroviária…, um rol de questões fundamentais para o nosso desenvolvimento que ficaram por fazer num longo mandato de quatro anos e meio de maioria absoluta.

Por último, não resisto à caricatura do candidato à Câmara vir anunciar que 450 agentes da PSP pediram transferência para Viseu, como se isso resolvesse o grave problema de efectivos da PSP; se era assim tão simples, porque é que em quatro anos e meio deixaram envelhecer o corpo de efectivos e reduzir o seu número?

Clarividente foi a observação do candidato socialista Simões de Almeida ao desdizer o candidato à autarquia argumentando que, se as transferências fossem aceites, ficavam os distritos de onde são oriundos os Agentes despidos.

De facto, quando o “lençol” é pequeno, tapa-se de um lado e destapa-se do outro, mais uma vez vem ao de cima a fragilidade da argumentação do candidato socialista à CMV, que na ânsia de tudo colocar em causa, passa a vida a dar tiros no pé, embora algumas vezes corrigido pelo seus acompanhantes.

Incompetências socialistas!

In Noticias de Viseu, 13 de Agosto de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário