Almeida Henriques

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ser Criança – Exercer a cidadania

Apesar dos inúmeros assuntos que poderia tratar esta semana, optei por escrever sobre um evento que me marcou positivamente nos últimos dias, uma forma de homenagear o comportamento, o espírito de pesquisa e a sagacidade das nossas crianças que participaram na Assembleia Municipal Jovem que se realizou no dia 21 de Abril durante a manhã.

Deram-nos um exemplo de civismo, de desinibição pública, de frontalidade no tratamento das questões, de sentido crítico face ao que nos rodeia.

Trata-se de uma iniciativa que vai na sua quarta edição, promovida pela Assembleia Municipal de Viseu e que teve como tema Ser criança, Exercer a cidadania.

Tem como objectivos principais, dar a conhecer o funcionamento da nossa Assembleia e sensibilizar as crianças para uma intervenção cívica mais intensa, despertar o interesse e o gosto pela participação na vida da comunidade..

Registo o interesse demonstrado, cerca de 80 crianças, representando sete Agrupamentos (só um ficou de fora) e a Escola Jean Piaget, visitaram várias instituições, como a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Federação da Associação de Pais, Instituições de Solidariedade Social, a Escola Profissional da Torredeita, o Teatro Viriato, entre outras, para verem exemplos vivos de cidadania existentes na nossa comunidade..

A inspiração destas vistas e os conhecimentos apreendidos nelas, permitiram um grande debate nas diferentes escolas e a preparação de oito projectos de recomendação que foram apresentados e aprovados por unanimidade.

A riqueza das propostas apresentadas, com grande incidência nas questões ambientais, comportamento cívico e sugestões ao poder local e central denotam um excelente trabalho realizado pelos alunos, professores e pais, grandes dinamizadores da iniciativa.

O Vice- Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Américo Nunes e o Paulo Ribeiro, responsável do Teatro Viriato, responderam a questões e emitiram opiniões sobre as propostas apresentadas.

De realçar que, pela primeira vez, se proporcionou um intercâmbio com jovens oriundos da Assembleia Municipal Jovem de Sesimbra, que nos visitaram durante o fim de semana, situação que retribuiremos com os nossos “jovens Deputados” até ao final do ano lectivo, uma oportunidade que funciona como “prémio” à participação cívica..

Fica o registo de um trabalho empenhado da nossa Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Comissão de Protecção de Menores, com a colaboração da Federação da Associação de Pais e com o entusiasmo dos alunos, professores, pais e auxiliares.

Como recomendação para a próxima edição de 2010, aprovada por unanimidade, ficou o tema da Comemoração dos 100 anos da implantação da República.

Por maioria, aprovou-se também a alteração da designação desta iniciativa para Assembleia Municipal Infantil.

Agradeço a todos os que colaboraram na iniciativa, foi um momento de grande significado, senti-me honrado de presidir a uma Assembleia com tanta simpatia e boas ideias.

Orgulho-me de ter proposto esta iniciativa que mereceu a aprovação unânime da nossa Assembleia Municipal de Viseu.

In Noticias de Viseu, 23 de Abril de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário