Almeida Henriques

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Começou a campanha autárquica

O PS desdobra-se em iniciativas, designadamente no Concelho de Viseu, para procurar “beliscar” a excelente gestão, por todos reconhecida, do Dr. Fernando Ruas.
Pode-se não concordar com a opção A ou B, mas uma coisa todos os cidadãos de Viseu reconhecerão, o Concelho de Viseu deu um grande salto qualitativo nos últimos anos, porque tem uma liderança clarividente e uma estratégia.

Mas o PS, para além da “guerrilha” permanente em Viseu, vai nomeando pessoas para funções públicas, no sentido de lhes dar visibilidade que permita um melhor posicionamento nas diferentes candidaturas.

Legal, com toda a certeza que será, ético é que já tenho mais dúvidas.

È perfeitamente legitimo que lute por um melhor resultado, é o exercício da Democracia, só que esta tem regras que devem ser cumpridas.

No dia 22 de Dezembro o Jornal Diário de Viseu publicava uma noticia dando conta que um Deputado do Partido Socialista e o Candidato do PS à Câmara de Mangualde, tinham visitado quatro Freguesias deste Concelho para “atribuir apoios previstos no Programa Operacional do Centro“ e, mais à frente, os “entusiasmados” Presidentes de Junta congratulavam-se e referiam que “a influência politica”, quer do candidato, quer do Deputado, teve toda a importância para que as candidaturas fossem bem sucedidas.

Ao que sei, compete ao Conselho Directivo do Mais Centro aprovar as candidaturas e atribuir os apoios.

Por outro lado, com toda a certeza que será pelo mérito que as candidaturas são aprovadas, no cumprimento dos critérios publicados.

Não quero colocar em causa o mérito das mesmas, mas que a forma “abusiva” como foram anunciadas e a acção politica que as deu a conhecer foi infeliz, não tenho qualquer dúvida.

Exige-se um comportamento mais conforme com o Estado de Direito que somos, não se pode instrumentalizar o “aparelho do Estado” nem assumir funções para as quais não se tem competência.

A bem do exercício das funções públicas e dumas eleições disputadas, mas sem truques!

In Noticias de Viseu, 20 de Janeiro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário