Almeida Henriques

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Revisto o cresciemnto do PIB

Governo revê em baixa, de 2,2% para 1,5% o crescimento do PIB


A semana fica marcada pelas nuvens negras que pairam sobre a economia portuguesa, os avisos já tinham sido feitos por vários organismos internacionais que consideravam optimistas as previsões do Governo, alertei para o facto há quinze dias com base nas previsões da União Europeia.

Se olharmos para as contas do primeiro trimestre de 2008, verificamos que o PIB neste período terá diminuído 0,2% face ao último trimestre de 2007, o que levou o Governo a rever em baixa, dos 2,2% previstos para 1,5%, a previsão do crescimento para 2008.

Infelizmente tinha razão, a conjuntura internacional tem aqui um papel decisivo, mas não é menos verdade que o Governo fala muito e faz pouco, a propaganda não esconde os maus resultados do Plano Tecnológico, da falta de politicas concretas para as micro e pequenas empresas, do esvaziamento cada vez maior dos centros urbanos, das grandes dificuldades das empresas portuguesas e das famílias.

Se juntarmos a isto tudo os aumentos constantes dos combustíveis, sem que o governo reveja os impostos excessivos sobre este bem essencial, para já não falar de não apresentar medidas concretas para ajudar as famílias, como acontece com a nossa vizinha Espanha, faz com que uma nuvem negra paire sobre os portugueses.

A agravar, também os impostos são cada vez maiores, um estudo da Universidade Nova diz que os portugueses trabalham 139 dias para pagar impostos, mais um dia do que no ano passado, o que significa que só começámos a trabalhar para nós ontem, sexta feira 16 de Maio.

Vem aí a selecção de todos nós

Para não falar só de aspectos negativos, realço o início da operação Selecção, ela aí esta em Viseu a partir de domingo, um acontecimento que irá marcar a vida da nossa cidade nos próximos quinze dias.

Mais uma vez, a visão alargada da autarquia de Viseu em parceria com as forças vivas do Distrito, fazem com que Viseu seja promovido nas suas diferentes facetas, que esteja presente nas televisões de todo o mundo.

De facto, como diz o Dr. Fernando Ruas, “ Viseu rima com Europeu “ e “ selecção rima com coração “.

Boa sorte para a nossa selecção e parabéns a Viseu por esta iniciativa e pela forma carinhosa como vai receber a nossa equipa das Quinas, que seja um bom talismã para a vitória.

In Diário de Viseu, 16 de Maio de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário