Almeida Henriques

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Inicio a coluna no Diário de Viseu

Felicito o Diário de Viseu por mais este espaço de debate politico; semanalmente procurarei trazer a esta coluna a minha leitura politica da semana bem como destacar iniciativas ocorridas, não me furtando ao debate e à manifestação livre das minhas convicções.


A última Assembleia Municipal de Viseu aprovou por unanimidade uma moção por mim apresentada defendendo uma divisão justa das Direcções Regionais pelos seis distritos da região centro; realcei que das principais áreas, economia, formação, agricultura, saúde, educação e planeamento, entre outras, nada estava previsto para Viseu, defendi também a localização na nossa cidade da Direcção Regional das Estradas de Portugal EP.

Afinal, ao contrário do que dizia o líder da distrital do PS, não estava a falar sozinho, antes pelo contrário, são os seus próprios “ Camaradas “ que manifestam a mesma preocupação e que votam, solidariamente com Viseu, a moção apresentada ( aprovada por unanimidade); este, pelo contrário, lança um ataque esfarrapado, opta por colocar a cabeça na areia, prejudicando Viseu.

Porque não juntarmos esforços e defendermos a nossa Terra ? Com esta postura autocrática e de quem tudo sabe, vamos perdendo os serviços principais contentando-nos com “ migalhas “ como a Direcção Regional do Instituto das Condições do Trabalho !...

Outros Distritos ficarão a ganhar porque uniram esforços e têm dirigentes que colocam os interesses das populações acima do interesse político partidário.

Realço também a sessão comemorativa do 25 de Abril, comemorando o 34º. Aniversário, promovida pela Assembleia Municipal na Junta de Freguesia de Silgueiros, com a participação de ilustres Deputados da Constituinte, João Lima e Florido Marques do PS e Coelho de Sousa e Victor Boga do PSD, um momento alto, depoimentos de grande riqueza e valor histórico e humano.

Para que a história da Constituição seja contada de viva voz, exorto aos constituintes que juntem os seus depoimentos aos dos restantes e editem um livro sobre o tema, fica a proposta e o compromisso de ajudar a concretizar este objectivo.

A semana ficou também marcada pela revisão das previsões económicas da União Europeia, que prevê um crescimento de 1,7% do PIB para este ano, muito abaixo das previsões do Governo que apontam para 2,2%, bem como do deficit público que prevê venha a aumentar para 2,6% vem 2009, verificando-se uma atitude pouco prudente do Primeiro Ministro que recusou rever em baixa as previsões; tempos difíceis se aproximam, designadamente para as famílias e micro e pequenas empresas.

O Governo, ao invés de apresentar medidas que ajudem, seguindo o exemplo espanhol, assume uma atitude teimosa de querer ignorar a realidade.

Por último, uma palavra sobre as eleições no meu partido, realçando o facto de, desta vez, não se verificarem faltas de comparência e termos um leque alargado de opções.

Penso que a disputa será entre os meus Companheiros Pedro Passos Coelho e Manuela Ferreira Leite, sendo que a minha preferência vai para o primeiro, pela postura, pelas ideias novas que transmite, pela novidade que representa.

Conheço-o desde os 15 anos, penso que dará um excelente Presidente para o PSD e será um adversário à altura para disputar as eleições de 2009.

Realço também a coragem e disponibilidade de Manuela Ferreira Leite que se disponibiliza para o debate e para o combate politico; penso que o PSD, depois de 31 de Maio sairá mais reforçado e se preparará para apresentar aos portugueses um projecto alternativo e credível.

In Diário de Viseu, 2 de Maio de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário